Sun Nov 23, 2014, 300 words, read in about 2 mins.
linux hardware samsung kernel ubuntu trusty

Linux e Notebooks já deixaram de ser uma dicotomia, mas alguns problemas ainda surgem em pleno 2014. Fabricantes de hardware não param de inovar e ao mesmo tempo a comunidade nem sempre consegue todas as informações necessárias para implementar os drivers e módulos para o novo hardware no Kernel.

Meu notebook Samsung NP550P5C-AD1BR é uma excelente máquina, mas tem um problema com aquecimento excessivo. A BIOS dele não oferece opções para lidar com a configuração da ventoínha, nem minha instalação do Ubuntu 14.04 LTS que simplesmente se recusa a detectar a ventoínha, mesmo utilizando o módulo samsung-laptop e o software samsung-tools que em teoria deveriam funcionar.

Após muita pesquisa descobri que os notebooks Samsung possuem um problema relacionado ao uso da UEFI e que este problema foi contornado em versões anteriores do Kernel, com um patch do próprio Linus Torvalds. Uma outra alteração para estes notebooks, fez com que o módulo de kernel samsung-laptop deixasse de funcionar caso o notebook esteja operando em modo UEFI ao invés do modo legado da BIOS.

Eu ainda tinha um problema com aquecimento e não estava vendo a BIOS do notebook ajustar adequadamente a velocidade da ventoínha para dissipar o calor. Por este motivo voltei atrás e reinstalei o Linux (obrigado Puppet!) sob o modo legado da BIOS, para conseguir utilizar o devido módulo do kernel e forçar uma velocidade maior da ventoínha.

Com isso, a temperatura média da CPU caiu de 80ºC para 50ºC!


is a programmer with more than 18 years of experience in different sub areas of the internet and software industry. He is a open-source contributor and author of a few projects at Github. You can also find him on Twitter, and LinkedIn.